Você sabe qual a importância de uma Identidade Visual para o seu negócio?
- gruporaimar1
- 14 de out. de 2022
- 3 min de leitura

Possuir uma marca forte e uma boa identidade visual, pode determinar o sucesso de uma empresa.
Mas, você sabe o porquê disso? Hoje iremos te explicar a razão pela qual ter uma identidade visual bem estruturada atrelada à uma boa construção da sua marca pode ajudar a trazer bons resultados para o seu negócio.
Afinal, o que é Identidade Visual?
A Identidade Visual, é uma construção de vários elementos gráficos e visuais que são responsáveis por criar uma atmosfera que identifique quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. É o conjunto de itens que são utilizados nos materiais de comunicação da empresa e o seu objetivo é comunicar os valores da marca.
Alguns desses itens são: Logotipo, tipografia, estudo de cores, grafismos, imagens, sensações não-tangíveis tais como um cheiro, um sabor que remeta à marca, slogans, princípios e valores, redes sociais etc.

Todos esses aspectos em conjunto, determinam a identidade da marca e como ela será reconhecida pelo seu público-alvo, de maneira que seja sempre lembrada e utilizada como referencial na memória dessas pessoas, de forma que crie um laço de identificação entre a marca e o público.

Quando se desenvolve uma identidade visual, é preciso pensar muito além do logotipo e suas aplicações, cartão de visita ou papel timbrado. É preciso pensar de que maneira ela impactará positivamente o seu público-alvo, desde sua estética até mesmo o atendimento ao público. É preciso pensar em como a sua “personalidade” será construída e desenvolvida, como se a sua marca ganhasse vida e se tornasse uma pessoa e por isso, a estratégia para a criação de uma marca também tem um papel fundamental na hora de criar e desenvolver a sua identidade!
Qual a sua importância?
Todos nós somos reconhecidos por nossas características, não é verdade? Isso nos torna o que somos, o que faz as pessoas lembrarem de nós, pela forma como nos comportamos, nos comunicamos, agimos ou pensamos, por nossa identidade. Com a marca não é diferente. Com uma boa identidade visual estruturada, ela desenvolve uma característica marcante na mente das pessoas, de forma que ela possa ser uma opção preferencial na hora de ser consumida pelo cliente.
Vejamos o exemplo da Coca-Cola.
A sua marca já está tão bem consolidada, que basta vermos o símbolo da onda do seu logo ou o contorno de sua garrafa que já a reconhecemos...quando pensamos em refrigerante, muitas pessoas primeiramente pensarão na Coca-Cola e depois em outras marcas. Já reparou como são produzidas as suas propagandas? Se descrevêssemos aqui todo o sentimento de família reunida em volta da mesa de jantar, feliz e sorridente, com roupas coloridas, vem logo à nossa mente, a propaganda da Coca-Cola. Vemos isso até mesmo em seu slogan de “Abra a Felicidade”.
A sua marca já está tão bem consolidada, que nem precisamos ler ou ouvir o nome da marca pra sabermos que ela está lá e do que se trata. Esse é um dos vários cases de sucesso de uma boa Identidade de marca. Por isso, quando for criar a sua marca lembre-se:
A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior for a sua presença e influência na vida das pessoas, maior será a identificação e associação com elas, muitas vezes tendo lugar de preferência em relação à concorrência na hora de ser consumida. Gostou de saber um pouco mais sobre a Identidade Visual e sua importância?
Aqui na Raimar Publicidade desenvolvemos a criação da sua Identidade Visual com muita dedicação.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o nosso serviço de criação de identidade Visual? Entre em contato conosco!
Commentaires